sexta-feira, 25 de abril de 2014

Ingratidão (Efigenia Coutinho & Eugénio de Sá)


INGRATIDÃO
    Efigênia Coutinho


Há deformação desmedida
do ser, na conduta da vida;
Expurgue o Joio do Trigo
e verá seu melhor Amigo!

A vida é qual um comboio:
aqueles que desfazem
dos benefícios ganhos ontem,
hoje se asfixiam num arroio!

Mostre ser digno, ser puro,
vá fazendo o pão maduro
e o Joio do Trigo separando...

O Joio não é Ingratidão
se em sua carcaça for levando,
Gratidão para seu irmão.

Balneário Camboriú
Janeiro 2010


INGRATIDÕES
Eugénio de Sá

Ganham juz estes princípios
Que a vida vai ensinando
Joio que vai conspurcando
D'alguns os melhores indícios

Os trigais leva-os o vento
Mau grado o pão que os espera
Que o sonho é pura quimera
Mas sonhar é meio sustento

Do todo, a ingratidão
Chuva negra na seara
que lembra o bolor no pão

E não é cousa tão rara
É brava no coração
e como ele, nunca pára.

Bogotá, Colombia
Janeiro de 2010

18 comentários:

  1. Ingratidão... Sempre fere a alma da gente! Bonito dueto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge, agradecida com a leitura do Dueto, abraços, Efigenia

      Excluir
    2. É verdade, caro Jorge, mas é sina do poeta servir-se da dor como alimento da alma. Foi Vinicius que disse que "o poeta só é grande se for triste". Creio bem que ele tinha razões para o afirmar.
      Grato pela atenção da leitura e pelo manifestado apreço pelo nosso trabalho.
      Abraço

      Excluir
  2. Lembrar um momento entretanto perdido no tempo é o abrir do nosso porto a um mar de recordações. Lembro-me que esse 2010 era ainda um ano esperançoso para mim, um tempo em que julgava que Portugal emergiria da crise e sairia dela rapidamente. Por isso, escrevia ainda com a alegria que um escritor o deve fazer. Hoje, a desilusão apoderou-se de mim, tal como a tristeza. Mas lembrar este belo dueto que ambos escrevemos, Efigênia, foi um bálsamo para esta alma de poeta, que, não obstante, ainda é banhada por um persistente amor pátrio, onde não se apaga uma ainda que vaga esperança.
    Obrigado, minha amiga, parece que ao falarmos de INGRATIDÃO pressagiávamos já as fundadas razões desta tristeza.
    Meu fraterno e carinhoso abraço
    Eugénio de sá

    ResponderExcluir
  3. Ingratidões tema abordado neste dueto de Titãs, faz-nos refletir com mais seriedade sobre este sentimento tão comum nas almas que carregam no íntimo uma carga de
    egoísmo e até crueldade.
    Ingratidão é um sentimento cruciante.
    Parabéns aos nobres poetas Efigênia Coutinho e Eugénio de Sá por nos proporcionar um tema tão polêmico com esta delicadeza de versos!

    Um abraço a afetuoso da
    Rita Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida escritora Rita Rocha, agradeço a sua leitura e carinho da mensagem deixada. Hoje vivemos num mundo cheio de ingratidão, precisamos mudar, pois o que será de nossos netos num futuro bem próximo! Abraços, efigenia

      Excluir
    2. Curioso, Rita, como só hoje conheci este espaço e já me sinto à vontade nele, respirando a amizade que sinto fluir em cada palavra amiga que leio, como as que aqui nos deixas, minha amiga. Só posso agrader-tas, por ambos.
      Fraterno abraço

      Excluir
  4. Eugenia maravilhosa amiga, o Poema ingratidão, gostei da "Gratidão pra o seu irmã", achei lindo porque hoje em dia as pessoas estão tão distantes umas das outras, Nós poetas temos que sempre estarmos mandandos os nossos poemas, que é fruto de nossa alma. Um abraço querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Regina, saudosamente de sua companhia, agradecida com sua mensagem ao Dueto, abraços com afeto,Efigenia

      Excluir
    2. Regina, ilustre poeta que ainda não conhecia;
      Há, na realidade, expressões, palavras, que nos tocam especialmente. Entendo, por isso, o seu sublinhado e a manifestação que o completa. Quantas vezes partimos à aventura de um poema inspirados num simples eco de algo que nos soou à sensibilidade nas profundezas do ser.
      Pela sua carinhosa atenção ao nosso trabalho aceite a expressão do meu reconhecimento.

      Excluir
  5. Parabéns aos amigos poetas Efigênia e e Eugénio uma dupla que se completa com o tema Ingratidão. Amei!
    O meu carinho e respeito aos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Jô Abreu muito agradecida com sua mensagem ao dueto, receba meu abraços.
      Efigenia

      Excluir
    2. Feliz por te encontrar aqui, Jô. Faz tempo que não cruzávamos umas quantas palavras, minha amiga. Sabes, é meu prazer que houvessemos convergido hoje ambos para este espaço que Efigênia em tão boa hora criou, e que augura se venha a converter num ponto de encontro de bons amigos.
      Encantado que apreciasses a complementaridade da nossa poesia em torno de um tema assaz contundente como é para quem a sofre a INGRATIDÃO.
      E justamente porque o sei, não posso, nem quero, eximir-me a agradecer-te o afecto com que nos leste e comentaste, amiga nossa.

      Excluir
  6. QUE HEI-DE EU ESCREVER DE POETAS DO VOSSO GABARITO... PARABÉNS AOS DOIS POETAS AMIGOS QUE FIZERAM TÃO BELO "RETRATO" DA INGRATIDÃO. FELICIDADES PARA ESTE BLOG DA EFI. COM O CARINHO DA MARGARIDA E UM ABRAÇO AMIGO DO HUMBERTO SOARES SANTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus amigos Humberto e Margarida, meus irmãos de coração;
      Um vez mais e sempre, é a poesia que nos traz ao convívio e à cavaqueira internética. E deste feita, justamente num dia de grandes movimentações comemorativas em Portugal. Não sei bem porquê, mas enfim, "eles" lá saberão.
      Mas vejo, com agrado que todos tivemos tempo e prazer em partilhar este novel espaço poético da nossa comum amiga e poeta Efigênia.
      Relembramos aqui um dueto que hoje descobri no baú dos sonhos e que nos lembrou bons tempos de grande e entusiástica actividade literária e poética.Vocês gostaram, e o facto só por si é motivo de jubilo partilhado por nós ambos. Bem hajam, amigos.

      Excluir
  7. Parabéns, minha amiga, parabéns!
    Parabéns Senhor Poeta Eugênio de Sá.

    “Ingratidão” é um tema que mexe muito com a nossa sensibilidade, e, num paradoxo, conseguimos arrancar de dentro de nós, palavras que fazem com que essa realidade, se apresente nos versos, aos nossos olhares, mais amena... porque na Alma já nos atingiu duramente...

    Tal qual a inveja, a “Ingratidão...”, é uma prisão sem muro da Alma... Cujos portões são trancados pelos cadeados do medo, forjado, no fogo que inflama todas as úlceras que se pode suportar.
    É a última fronteira antes da loucura, de uma realidade que humilha, por abrigar tal sentimento. É o pior de qualquer “Eu”, e, de tudo que eu abomino e, que maltrata a quem se destina, tanto quanto, ou mais, a quem a sente...


    Meu abraço fraterno.
    Reinadi Rodrigues Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se lhes somarmos a traição, teremos construído um triângulo de três temíveis vértices, caro Reinadi. E trate-me simplesmente por Eugénio, como todos os meus amigos fazem, pois vou desde já considerá-lo também um promissor amigo, se mo permite, é claro. Apreciei deveras a sua dialética que o denuncia como "homem de letras", que com elas se sente bem à vontade.
      E inspirado numa das suas metáforas, dir-lhe-ei que uma vez deitado abaixo o muro que nos privava de um são convívio literário, vou pedir à nossa estimada amiga Efigênia que, com a sua permissão, me faculte o seu contacto para que o inclua no meu Grupo de Amigos.
      Foi meu privilégio poder corresponder à sua gentil atenção.

      Excluir
  8. Bom Dia Amiga,
    Foi gostoso estar aqui no seu Blog e relembrar este lindo dueto.
    Tentei fazer-me sua seguidora mas hoje a página não deixa fazê-lo
    Votos de bom fim de semana

    ResponderExcluir